Bolsa Permanência Prouni 2024: Quem tem direito? Valor e Pagamento

Muitos jovens brasileiros só conseguem fazer um curso de nível superior graças ao Prouni, e alguns destes estudantes só conseguem se manter na universidade, graças ao Bolsa Permanência Prouni 2024. Veja aqui se você tem direito ao auxílio financeiro.

Imagem: Freepik

Como funciona o Bolsa Permanência?

O programa Bolsa Permanência Prouni foi criado em 2013, pelo o Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria 389, como um auxílio financeiro concedido a estudantes cursando graduação pelo programa em instituições federais de ensino superior.

Segundo o MEC, o benefício foi criado com objetivo de:

“Minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas”.

Fonte: Sistema de Gestão da Bolsa Permanência

Bolsa Permanência Prouni 2024
Imagem: Freepik

Quem tem direito ao Bolsa Permanência Prouni 2024?

Assim como o Prouni, o programa que concede bolsa permanência também tem regras, que estabelecem os requisitos mínimos que candidatos interessados no auxílio precisam atender para ter direito a receber o benefício, que são:

  • Ter renda familiar per capita de no máximo 1,5 salário-mínimo;
  • Cursar uma graduação com um mínimo de seis semestres de duração;
  • Cursar graduação com carga horária de no mínimo seis horas diárias;
  • Ter bolsa integral do Prouni.

Além dos estudantes que se encaixam no perfil acima, o MEC também concede bolsa permanência para estudantes indígenas e quilombolas que estejam cursando a graduação pelo Prouni em universidades federais.

Lista de Espera ProUni 2024:

Inscrições e Vagas (Bolsas Remanescentes)

Valor Bolsa Prouni

Concedido para custear as despesas educacionais do estudante, como gastos com transporte, alimentação e material didático, entre outros, a bolsa permanência Prouni tem seu valor definido com base na Política Federal de Concessão de Bolsas de Iniciação Científica.

Atualmente o auxílio paga um valor mensal de R$ 900 para beneficiários indígenas e quilombolas e R$ 400 para os demais beneficiários.

Imagem: Freepik

Pagamento do Bolsa Permanência Prouni 2024

O benefício do Bolsa Permanência Prouni 2024 é transferido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uma agência do Banco do Brasil indicada pelo estudante, na qual é aberta uma conta especial apenas para o recebimento do auxílio.

Para sacar o valor depositado em sua conta, o estudante utilizará um cartão fornecido pelo Banco do Brasil, que será entregue a ele quando for à agência levar a documentação necessária para ter acesso ao benefício, momento em que também cadastrar uma senha para uso do cartão.

Como se inscrever no Bolsa Permanência Prouni 2024

Se você se encaixa no perfil para receber o benefício, e sua instituição federal de ensino superior (IFES) onde você estuda já aderiu ao programa, você pode se inscrever para receber a bolsa permanência Prouni 2024 na secretaria de sua universidade e depois se cadastrar no SISBP.

Veja aqui um passo a passo de como se cadastrar no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP):

  1. Acesse o portal do SISBP clicando aqui;
    Bolsa Permanência Prouni 2024
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Entrar com Gov.br;
  3. Acesse com seus dados de login do Gov.br (mesmo usado para a inscrição do Enem e Prouni);
  4. Preencha os dados solicitados com suas informações pessoais e acadêmicas;
  5. Responda o questionário socioeconômico;
  6. Anexe os documentos que comprovam sua renda familiar;
  7. Anexe a imagem escaneada do Termo de Compromisso de Bolsista assinado (Faça download do documento clicando aqui);
  8. Conclua seu cadastro.

Depois destes dois procedimentos o estudante deve aguardar a análise e homologação de seu cadastro pela IFES.

Caso seja aprovado é só dar sequência com a indicação da agência do Banco do Brasil para receber o benefício e a apresentação da documentação solicitada para a abertura da conta, cadastrar a senha do seu cartão e começar a receber a bolsa permanência.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!