Além do Prouni: 7 programas oferecem bolsas de estudo em faculdades

O Prouni já ajudou milhares de jovens a realizarem o sonho de se formar no ensino superior, mas, atualmente, o programa não é a única forma de se conseguir uma bolsas de estudo 2024, veja aqui sete outros programas além do Prouni que também fornecem bolsas.

jovem sorrindo apontando para o notebook em sua mão
Imagem: Freepik

O Prouni

Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi estabelecido por meio da Lei nº 11.096, com o objetivo de dar acesso ao ensino superior aos estudantes provindos de famílias de baixa renda.

Para isso, o Prouni fornece bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, em instituições de educação superior privadas, que podem ser de 100% do valor do curso, ou de apenas 50% do valor do curso, dependendo da renda familiar do candidato.

Bolsas de estudo 2024

Embora seja o mais conhecido, devido ser governamental, o Prouni não é o único programa que fornece bolsas de estudos 2024 ensino superior, hoje em dia há diversas instituições que disponibilizam deste tipo de auxílio estudantil.

Veja abaixo sete programas, além do Prouni, nos quais você pode conseguir uma bolsa de estudo para cursar sua graduação:

Estudantes analisando em grupo algo no computador
Imagem: Freepik

Educa+ Brasil

O Educa+ Brasil atua há mais de 15 anos oferecendo bolsas de estudo de até 70% em instituições de ensino superior com as quais construiu parceria.

Para conseguir a bolsa o estudante precisa se inscrever e pagar uma taxa de pré-matrícula, além de uma taxa de manutenção a cada semestre para que mantenha sua bolsa de estudos.

Simulador PROUNI 2024:

Como Funciona? Simulação da Nota de Corte.

Quero Bolsa

Semelhante a empresa anterior, o Quero Bolsa também garante bolsas de estudo (de até 75%) graças às parcerias firmadas com mais de mil instituições de ensino superior.

A diferença é que somente alguns cursos têm taxa de manutenção, enquanto outros é preciso apenas pagar a pré-matrícula.

Mais Bolsas

Mais uma empresa que conta com parcerias com instituições de ensino superior para fornecer bolsas de estudo, o Mais Bolsas disponibiliza descontos de até 70% e cobra a pré-matrícula e uma taxa de manutenção semestral.

Jovem comemorando algo visto no notebook
Imagem: Freepik

Neora

O Neora vem se destacando por oferecer bolsas de estudo de até 87%, em mais de 140 cursos de graduação de universidades de todo o país, e cobrar uma taxa única por meio do Cupom Neora.

Amigo EDU

Oferecendo bolsas de estudo de até 80%, o Amigo Edu cobra somente a pré-matrícula como taxa, e ainda oferece um seguro educacional de três meses para caso o bolsista não consiga quitar o valor de sua bolsa, além de descontos por indicações que reverterem em bolsas.

Portal Bolsas de Estudo

Também ofertando bolsas de até 80% em instituições de ensino superior de todo país, o Portal Bolsas de Estudo, assim como o Amigo Edu e o Neora tem uma taxa única, cobrando apenas uma taxa de adesão a seu programa e mais nada.

Educafro

Um projeto voltado a promover a inclusão de pessoas negras, principalmente de baixa renda, no ensino superior, o Educafro disponibiliza de bolsas de estudo de até 100% em instituições de ensino superior privadas.

Para conseguir uma das bolsas de estudo 2024, o estudante precisa optar por um dos planos pagos do projeto, que tem valores variáveis de mensalidades além de taxas semestrais e exigência de participação em atividades de cidadania.

Como se inscrever para bolsas de estudo?

Com exceção do Educafro, todos os outros serviços que ofertam de bolsas de estudo acima citados, disponibilizam de inscrições abertas a qualquer momento do ano, bastando acessar seus portais e realizar a inscrição virtualmente.

Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever, por exemplo, para tentar conseguir uma bolsa de estudos por meio do Educa+ Brasil:

  1. Acesse o portal oficial do Educa+ Brasil clicando aqui;
    Portal do Educa+ Brasil
    Imagem: Reprodução
  2. Escolha a cidade e curso ou faculdade em que deseja estudar para buscar as opções de bolsas;
  3. Indique a bolsa de seu interesse clicando em Escolha esta bolsa;
  4. Revise as informações de sua escolha e clique em avançar;
  5. Preencha as informações solicitadas para seu cadastro e clique em avançar;
  6. Revise se as informações de seu cadastro e bolsa de estudos estão corretas e finalize o processo;
  7. Imprima ou salve o boleto de pagamento da pré-matrícula;
  8. Faça o pagamento da pré-matrícula e pronto, agora é só aguardar a aprovação de sua bolsa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!