Como Conseguir Bolsas de Estudo em Faculdades Privadas pelo Prouni?

Cursar uma graduação não é tão fácil para pessoas menos favorecidas, que não tem renda suficiente para arcar com as caras mensalidades de uma universidade privada, mas não é impossível, veja aqui tudo que você precisa saber sobre as bolsas Prouni.

Estudantes universitários assistem a aula
Imagem: Freepik

O que é o Prouni?

Criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11.096 há quase duas décadas, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem objetivo de dar acesso ao ensino superior aos estudantes provindos de famílias de baixa renda.

Os beneficiados pelo programa ganham bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, em instituições de educação superior privadas, que podem ser integrais (100% do valor da mensalidade do curso) ou parciais (50%), dependendo da renda familiar do candidato.

Estudantes universitários conversando na sala de aula
Imagem: Freepik

Quem pode se inscrever no Prouni?

Com um público-alvo bastante específico, o programa tem regras rígidas quando se fala de quem pode ter uma das bolsas Prouni, por isso, para se inscrever, o candidato precisa verificar se atende aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).

Novas Regras do ProUni 2024:

Bolsistas Parciais e Estudantes Pagantes

Os profissionais de educação que atendem o requisito acima citado, não precisam se encaixar no limite de renda familiar mensal per capita imposto para os demais candidatos.

Jovem comemorando algo visto no notebook
Imagem: Freepik

Como conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo Prouni?

Para conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas pelo Prouni, os interessados precisam apenas se encaixar nos requisitos mínimos no programa e se inscrever no período determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

Lembrando que a inscrição no processo seletivo não garante uma bolsa, apenas coloca o estudante na competição por uma, sendo que conquistar uma bolsa efetivamente depende de algumas variantes, que fogem do controle do candidato.

O único fator dentre os determinantes para conseguir uma das bolsas Prouni que é definido pelo estudante é sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que precisa ser igual ou superior a nota de corte dos cursos escolhidos, nas universidades escolhidas.

Como o número de vagas é limitado, o estudante precisa torcer para que sua nota no Enem seja superior à nota de corte o suficiente, para lhe dar uma das vagas em um dos cursos que escolheu na hora de sua inscrição.

Inscrição Prouni

Além de fazer a prova do Enem, o passo mais fundamental para ter chances de conseguir bolsas Prouni é se inscrever no processo seletivo dentro do prazo, que no primeiro semestre de 2024 acontece de 28 de fevereiro a 03 de março.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição acessando o portal oficial do programa:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
    Página de acesso ao Gov.br
    Imagem: Reprodução
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota);
  5. Pronto, você está inscrito.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!