Classificação Prouni 2024: O que é, Consulta passo a passo

Apesar do Prouni ser bastante reconhecido, principalmente entre estudantes, algumas pessoas não entendem bem como funciona o processo seletivo, como ser classificado para ganhar uma bolsa. Se você tem dúvidas, veja aqui tudo que precisa saber sobre a classificação Prouni 2024.

Universitária posa no campus sorridente segurando cadernos nos braços com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

O Prouni

Criado pelo Governo Federal com objetivo de dar acesso ao ensino superior aos estudantes provindos de famílias de baixa renda, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) fornece bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Quem pode fazer Prouni?

Os interessados em participar do Prouni precisam se encaixar no perfil do programa estabelecido em Lei, que exige que os participantes tenham baixa renda, que deve ser comprovada por meio de documentos.

Além disso, os candidatos precisam ter cursado Ensino Médio, ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino, e ter participado de uma edição recente do Enem, ter conseguido no mínimo 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Regras atualizadas para 2024.

Classificação Prouni 2024

O Prouni tem um sistema de classificação semelhante ao dos vestibulares, classificando os selecionados de acordo com o número de vagas e nota de corte do(s) curso(s) em que se inscreveram, nas universidades para as quais se inscreveram.

A diferença dos vestibulares é o Prouni não tem uma prova, e sim utiliza a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como base, para classificá-los, dentro do número de vagas dispostas para o curso de seu interesse, se ele conseguir alcançar ou ultrapassar a nota de corte.

Prouni e FIES 2024: Veja como usar os 2 programas de uma vez!

Os resultados da classificação Prouni 2024 são revelados já na convocação dos selecionados, que acontece por meio da 1ª e 2ª chamadas, que na edição do primeiro semestre de 2024 serão divulgadas respectivamente em 6 e 20 de março.

Jovem comemorando algo visto no notebook
Imagem: Freepik

Como conseguir bolsa integral?

É importante ressaltar que a classificação não tem nada a ver com a bolsa de estudos concedida, pois para obter uma bolsa integral, que cobre 100% do valor da mensalidade do curso, o candidato deve provar que sua renda familiar bruta mensal não ultrapassa 1,5 salário mínimo, por pessoa.

Já para a bolsa parcial, que quita  50% do valor da mensalidade do curso de graduação, o candidato precisa comprovar que a renda mensal per capita de sua família é de no máximo 3 salários mínimos.

Segunda Chamada Prouni 2024: Data de Divulgação; Resultado.

Prouni 2024

Os interessados em participar da edição do primeiro semestre do Prouni 2024, precisam se inscrever dentro do prazo de 27 de fevereiro a 02 de março.

Os convocados na 1ª chamada devem realizar a comprovação das informações e sua matrícula, indo pessoalmente à instituição de ensino superior onde conseguiram a bolsa de estudos, portando a documentação solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) entre 6 a 15 de março.

Como Conseguir Bolsas de Estudo em Faculdades Privadas pelo Prouni?

Os participantes que não forem convocados na 1ª chamada devem aguardar até a divulgação da 2ª chamada e se seu nome constar nesta lista, ir até a universidade em que obteve a bolsa de estudos entre 20 a 29 de março, para a comprovação de documentos e matrícula.

Imagem: Freepik

Lista de Espera Prouni 2024

Quem não for convocado nas duas chamadas, ou perder sua vaga por falta de formação de turma na universidade e curso de seu interesse, ainda pode tentar conseguir uma bolsa de estudos, entrando na Lista de Espera do Prouni.

É importante que os candidatos entendam que a Lista de Espera não tem inscrição automática dos não convocados na 1ª e 2ª chamadas, os interessados em participar dela precisam registrar interesse no portal do programa dentro do prazo que acontece de 5 a 6 de abril.

A classificação da Lista de Espera do Prouni é realizada exatamente da mesma maneira que nas duas listas de chamada, de acordo com as vagas disponíveis e nota de corte dos cursos escolhidos, nas universidades escolhidas, com base na nota do Enem.

A Lista de Espera do Prouni 2024 terá seus resultados divulgados entre 10 a 19 de março, mesmo período que os convocados terão para se apresentar na instituição de ensino que tiver conseguido vaga, para comprovar suas informações e efetivar sua matrícula.

Como ver a classificação Prouni 2024

Para verificar a classificação Prouni 2024 o candidato só precisa acessar o site da universidade na qual se inscreveu, ou o portal oficial do Prouni na data da divulgação da 1ª ou 2ª chamada.

Veja abaixo um passo a passo simples e rápido de como consultar se você foi convocado:

  1. Acesse o portal do Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha;
  3. Pronto, agora é só verificar se você foi pré-selecionado em alguma das opções de cursos escolhidos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!