Como funciona o processo de seleção do Prouni? Regras e Etapas

Pagar um curso de graduação não é fácil para muitos brasileiros, que precisam de bolsas de estudo como o Prouni para conseguir cursar o ensino superior, mas você sabe realmente como funciona o processo de seleção do Prouni? Veja aqui tudo que você precisa saber.

Estudantes animados segurando cadernos no campus
Imagem: Freepik

O Prouni

Criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11.096, em 2008, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi desenvolvido com objetivo de facilitar o acesso à educação de nível superior a jovens de baixa renda.

O programa fornece bolsas de estudo, que podem ser integrais (100% do valor da mensalidade do curso) ou parciais (50% do valor da mensalidade do curso), de acordo com a renda familiar do candidato, em cursos de graduação e formação específica em universidades privadas.

Regras do Prouni

Quando se fala de quem pode concorrer às suas bolsas de estudo, o Prouni tem regras rigorosas estabelecidas na lei que o criou, que definem requisitos mínimos que seus candidatos precisam atender. Veja abaixo quais são eles:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino.

É importante destacar que a condição que inclui profissionais da educação é exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica e que quem se encaixa nela não precisa comprovar baixa renda.

Jovem estudando sentada em uma mesa
Imagem: Freepik

Como funciona o processo de seleção do Prouni?

O processo de seleção do Prouni é bastante simples, seus candidatos são classificados com base em sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que precisa ser igual ou maior do que a nota de corte de um dos cursos de sua escolha, nas universidades de sua escolha.

Como o número de vagas e a nota de corte são definidos pelas instituições de ensino superior parceiras do programa, ambos números sofrem variações de uma edição para outra do Prouni, mas isso não quer dizer que não dá para ter ideia das chances de se obter uma bolsa.

Prouni e FIES 2024

Veja como usar os 2 programas de uma vez!



Tanto a quantidade de vagas, quanto as notas de corte são divulgadas pelas universidades pouco antes da abertura do período de inscrições do Prouni, o que possibilita que os candidatos escolham os cursos para os quais querem concorrer de forma mais assertiva.

Estudantes analisando em grupo algo no computador
Imagem: Freepik

Etapas do Prouni

O processo seletivo do Prouni é dividido em etapas, começando pelas inscrições, que são seguidas pelas provas, a revelação dos gabaritos das provas e os resultados das provas, que determina quem conseguiu se classificar para as vagas.

A partir daí, os candidatos começam a ser convocados, algo que acontece em quatro etapas. Os candidatos melhor classificados são convocados na 1ª chamada, e o restante na 2ª chamada.

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode registar seu interesse na Lista de Espera, que convocada mais alguns candidatos para as vagas remanescentes.

A cada convocação, os selecionados precisam se dirigir pessoalmente à instituição de educação superior onde conseguiram a vaga, para realizar a comprovação das informações da inscrição e sua matrícula.

Inscrições no Prouni

Os interessados que se encaixam no perfil do programa, podem se inscrever facilmente, acessando o portal oficial do Prouni no período de inscrições. Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever:

Portal Prouni
Imagem: Reprodução
  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição, curso, turno e a bolsa Além da modalidade de concorrência e conclua a inscrição;
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!