Como Funciona o ProUni 2024: Quem Tem Direito às Bolsas?

Quer saber como funciona o ProUni 2024? Pois hoje você vai descobrir tudo sobre o programa, neste guia completo que preparamos. Assim sendo, continue lendo o artigo!

Como Funciona o Prouni 2024
Imagem: Freepik

Conheça o ProUni 2024

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal, em 2004, por meio da Lei nº 11.096/2005, com o objetivo de dar acesso ao ensino superior aos estudantes provindos de famílias de baixa renda.

Para isso, o programa fornece bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Então, dependendo da renda familiar do candidato, pode ser integral (100% do valor da mensalidade do curso) ou parcial (50%).


Quem tem direito às bolsas do ProUni 2024?

Como foi criado para oferecer formação em nível superior para pessoas que não tem condições de pagar uma universidade particular, só tem direito a uma bolsa do ProUni, candidatos que consigam comprovar ser de baixa renda.

Assim, para poder concorrer a uma bolsa integral do ProUni 2024, que cobre 100% do valor da mensalidade do curso de graduação, o candidato deve provar que sua renda familiar bruta mensal, não ultrapassa 1,5 salário mínimo, por pessoa.

Como Funciona o Prouni 2024
Imagem: Freepik

No caso da bolsa parcial, que quita 50% do valor da mensalidade do curso de graduação, o candidato precisa comprovar que a renda mensal per capita de sua família é de no máximo 3 salários mínimos.

O programa também exige que seus candidatos se encaixem em um determinado perfil, conforme descrito em seu portal oficial:

“Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

tenha cursado:

  • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • e seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.”

Fonte: Portal ProUni

Imagem: Freepik

Quem pode se inscrever no ProUni?

Além de atender aos critérios de direito de participação, o interessado em concorrer a uma bolsa do Prouni 2024 precisa cumprir um requisito muito importante para poder realizar sua inscrição no programa.

Assim sendo, é obrigatório ao candidato que ele tenha feito o ENEM, tendo participado de no mínimo uma das duas edições mais recentes, e que sua média de nota das cinco provas do exame, seja no mínimo de 450 pontos.

O requisito referente ao ENEM também aponta que o interessado em fazer o Prouni não pode ter zerado a prova de redação, assim como não ter realizado as provas em condição de treineiro.

Imagem: Freepik

Como funciona o edital ProUni 2024?

Além de saber como funciona o ProUni 2024, é bastante importante que o interessado em conquistar uma bolsa do programa dê uma boa lida no edital da edição em que estiver interessado de participar.

No documento, elaborado e fornecido pelo Governo Federal, o candidato vai encontrar todas as informações importantes atualizadas, além do cronograma com as datas oficiais das inscrições e resultados

Assim sendo, confira o edital completo e atualizado, clicando aqui.

Por fim, veja mais sobre o funcionamento do ProUni neste vídeo: 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!