Comprovar informações Prouni 2024: Prazo e Passo a Passo

Apesar de ser um programa bem conhecido, principalmente entre estudantes, o Prouni tem diversas etapas que não são bem compreendidas, como, as etapas pós aprovação. Se você está em dúvidas, veja aqui como comprovar informações Prouni 2024.

Jovem sentada na frente de um computador leva mão no rosto com expressão pensativa
Imagem: Freepik

Como passar no Prouni?

Todo mundo sabe que para participar do Prouni é preciso comprovar renda mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos, ter participado de edições recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não ter zerado a redação e ter alcançado no mínimo, 450 pontos de média.

A aprovação, no entanto, não depende somente da nota do Enem, mas também do número de vagas e nota de corte do curso de interesse, na universidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

Para conseguir uma vaga, o candidato precisa que sua nota do Enem seja igual ou superior a nota de corte, e quanto mais acima mais chances, devido o número de vagas ser limitado e a classificação considerar as notas mais altas.

Jovem comemorando algo visto no notebook
Imagem: Freepik

Resultados do Prouni 2024

Como o processo seletivo do Prouni é apenas uma questão de cálculo, da inscrição para os resultados o candidato não tem uma espera muito grande, em 2024 a 1ª chamada acontece em 06 de março e a 2ª chamada em 20 de março.

E se o candidato não for convocado em nenhuma das duas chamadas, ele ainda pode tentar conseguir uma vaga, registrando seu interesse em entrar na Lista de Espera dentro do prazo de 4 a 5 de abril, verificando o resultado que sai entre 09 e 18 de abril.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Regras atualizadas para 2024

Comprovar informações Prouni 2024

Ao ser convocado na 1ª ou 2ª chamada ou na Lista de Espera, o estudante passa para a última etapa do processo seletivo, que inicia com sua ida à instituição de ensino superior onde obteve a vaga, para comprovar informações Prouni.

Esse procedimento é bastante simples, o estudante precisa apenas apresentar a documentação solicitada pelo Ministério da Educação (MEC) na universidade, comprovando assim que os dados informados em sua inscrição são verdadeiros.

Essa última etapa é finalizada com a matrícula do estudante, que acontece imediatamente após a comprovação de informações na instituição de ensino superior .

Prouni e FIES 2024: Veja como usar os 2 programas de uma vez!



Sendo essa etapa de extrema importância, os participantes do Prouni devem ficar atentos aos prazos de realização que constam no edital, pois se não realizar o procedimento dentro do período determinado perderá a vaga.

Os convocados na 1ª chamada devem comprovar suas informações na universidade de 06 a 15 de março, já quem foi selecionado na 2ª chamada precisam realizar o procedimento de 20 a 29 de março e os estudantes que obtiveram vaga na Lista de Espera, de 09 a 18 de abril.

Jovem analisando pasta de documentos em suas mãos
Imagem: Freepik

Conheça as opções de Cursos do Prouni 2024.

Documentação para comprovar informações Prouni 2024

Como mencionado acima, para comprovar informações Prouni o candidato precisa apresentar uma série de documentos solicitados pelo MEC, que resumidamente são:
  • Documento de identificação do estudante e seus familiares;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos conforme atividade (assalariados, atividade rural, aposentados e pensionistas, autônomos, profissionais liberais, sócios e dirigentes de empresas ou pessoas com rendimentos de aluguel ou arrendamentos de bens móveis e imóveis);
  • Comprovante de renda.

Para ver a documentação necessária em detalhes clique aqui.

Como ver resultado do Prouni 2024

Antes de se preocupar em juntar o necessário para comprovar informações Prouni, é preciso confirmar se conseguiu uma vaga, verificando se seu nome consta das listas da 1ª ou 2ª chamada, ou convocação dos inscritos na Lista de Espera.

Aproveite a Segunda Chamada Prouni 2024!


Veja abaixo um passo a passo de como ver o resultado do Prouni 2024:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página à direita, clique em Entrar;
  3. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha;
  4. Verifique se foi classificado e se sim em que curso e universidade;
  5. Pronto, agora é só levar a documentação necessária na sua universidade dentro do prazo estabelecido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!