Cotas do PROUNI 2024: Quem tem direito? Como funciona?

Como um processo seletivo criado pelo Governo Federal, para possibilitar melhores oportunidades a quem não as tem, o Prouni também inclui políticas afirmativas em seu sistema de concorrência. Veja aqui como funciona as cotas do Prouni 2024.

Imagem: Freepik

O Prouni

Criado por meio da Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos (Prouni), fornece bolsas de estudo, com objetivo de dar aos estudantes provindos de famílias de baixa renda acesso ao ensino superior.

Essas bolsas, que podem ser de 100% do valor da mensalidade do curso (integral) ou 50% (parcial), conforme sua renda familiar, dão chances de pessoas menos favorecidas cursarem graduação ou formação específica em instituições de educação superior privadas.

Requisitos do Prouni

Voltado a um público-alvo bastante específico, o Prouni tem regras rígidas quanto a quem pode concorrer a uma de suas bolsas, por isso, para se inscrever, o candidato precisa obrigatoriamente atender aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).
Imagem: Freepik

Quem tem direito às cotas do Prouni 2024

Como mencionado na introdução deste texto, o Prouni conta com políticas afirmativas em suas modalidades de concorrência, possibilitando que seus candidatos optem por concorrer por meio do sistema de cotas.

O programa tem três modalidades de cotas:

  • Cota para indígenas, pardos ou pretos;
  • Cota para pessoas com deficiência;
  • Cota para pessoas egressas de serviços de acolhimento institucional e familiar ou ainda acolhidos nestes.

É importante que o candidato entenda que fazer parte de uma das cotas não o exime de cumprir as demais regras do Prouni, ou seja, eles ainda precisam atender aos requisitos mínimos exigidos para se inscrever no processo seletivo.

Simulador PROUNI 2024:

Como Funciona? Simulação da Nota de Corte

Como funciona o sistema de cotas do Prouni 2024

Os candidatos que optarem pela modalidade de cotas na concorrência das bolsas de estudo do Prouni precisam entender também, que, para que o sistema de classificação fique equilibrado e justo, cotista só concorre com cotista.

Isso significa que ao concorrer como cotista, o candidato só concorre ao número de vagas oferecidas para essa modalidade de concorrência, dentro de sua cota específica, por isso, é interessante avaliar se vale mesmo a pena.

Cotas do PROUNI 2024
Imagem: Freepik

Vagas de cotas do Prouni 2024

O número de vagas disponibilizadas para políticas afirmativas no Prouni varia bastante não só de uma edição para outra do processo seletivo, mas principalmente de uma região para outra, pois a definição deste número depende da população local.

Quando se fala das vagas de cotas, o portal oficial do Prouni explica que:

“O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e de pessoas com deficiência, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).”

Fonte: Portal Prouni

Inscrições para concorrer às cotas do Prouni 2024

As inscrições de cotistas no Prouni é realizada da mesma maneira que a dos demais concorrentes, a única diferença é a modalidade de concorrência escolhida no momento de se inscrever. Veja abaixo como realizar sua inscrição:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Cotas do PROUNI 2024
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar);
  5. Escolha a modalidade de concorrência optando por seu tipo de cota e finalize a inscrição;
  6. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!