Estes são os 7 cursos mais difíceis de passar no Prouni 2024!

Você sabe quais são os cursos mais difíceis do ProUni? Se você está prestes a se inscrever no programa, é legal saber quais as áreas mais concorridas e difíceis de passar. Assim sendo, confira!

jovem com expressão apreensiva olhando para o notebook
Imagem: Freepik

ProUni 2024

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal, em 2004, por meio da Lei nº 11.096, com objetivo de aumentar o acesso ao ensino superior aos estudantes de baixa renda, por meio de bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica.

Oferecidas para ingresso em instituições de ensino superior particulares parceiras do programa, as bolsas de estudo podem ser integrais (100% do valor do curso) ou parciais (50% do valor do curso), de acordo com a renda familiar do candidato


Quais os requisitos para participar do ProUni?

Para participar do ProUni, os candidatos precisam fazer parte do público-alvo do programa, atendendo aos requisitos mínimos de participação estabelecidos pelo Governo Federal na Lei, que são:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).

Contudo, é importante destacar que os profissionais da educação que atendem a condição acima, não precisam se encaixar no limite de renda exigido aos demais candidatos.

Estudantes universitários na sala de aula
Imagem: Freepik

A seguir, confira mais sobre os cursos mais difíceis do ProUni!


Como funciona a classificação do ProUni?

A princípio, o requisito de participação em edição recente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não é à toa, já que a nota do ENEM é base de cálculo usada para selecionar os candidatos que ficam com as bolsas de estudo do ProUni.

Para ter chances no processo seletivo o candidato precisa que sua nota no ENEM seja igual ou maior do que a nota de corte dos cursos, nas universidades em que se inscreveu, e quanto mais concorrido for o curso de seu interesse, maior será sua nota de corte.

Lembrando que o número de vagas por curso é limitado, e as vagas são distribuídas entre os grupos de modalidade de concorrência, por isso somente os candidatos com as maiores notas conseguem se classificar nos cursos mais concorridos.

Jovem estuda concentrado sentado na mesa de uma cafeteria
Imagem: Freepik

Quais os cursos mais difíceis do ProUni?

De mesmo modo, as notas de corte variam um pouco de uma instituição de ensino superior para a outra, assim como de uma edição para outra do ProUni, mas algo que não muda muito são os cursos mais difíceis de passar, pois estes são os mais concorridos ano após ano.

Assim, veja abaixo os 7 cursos mais difíceis do ProUni 2024 e suas notas de corte, que os tornam mais dificultosos:

Estes são os 5 cursos mais fáceis de passar no Prouni 2024

  1. Medicina: 783.56;
  2. Odontologia: 756.78;
  3. Psicologia: 753.06;
  4. Enfermagem: 752.44;
  5. Medicina Veterinária: 745.94;
  6. Ciências Biológicas: 742.88;
  7. Engenharia Civil: 737.26.

Inscrição ProUni 2024

Indiferente do curso de graduação no qual pretende tentar conseguir uma bolsa de estudo, é fundamental não se esquecer de se inscrever no Prouni 2024, dentro do prazo de inscrição, acessando o portal oficial do programa.

Veja abaixo um passo a passo rápido e fácil de como fazer sua inscrição, agora que você já sabe quais os cursos mais difíceis do ProUni:

  1. Acesse o Portal ProUni, clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Em seguida, acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota).
  5. Enfim, você está inscrito.

Agora que você já sabe quais os cursos mais difíceis do ProUni, continue acompanhando nosso portal para mais informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!