Estes são os 5 cursos mais fáceis de passar no Prouni 2024

Fazer uma graduação em uma boa universidade privada tornou-se um sonho possível graças ao Prouni, mas conseguir uma vaga quando sua nota no Enem não é tão alta não é fácil, por isso trouxemos aqui os cinco cursos mais fáceis Prouni 2024.

jovem com expressão apreensiva olhando para o notebook
Imagem: Freepik

Como funciona a classificação do Prouni?

O Prouni seleciona seus candidatos utilizando como base sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que precisa ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos, nas universidades de interesse do inscrito.

Quem consegue alcançar a nota de corte é aprovado, mas para conseguir a vaga, precisa estar entre as notas mais altas dentro do número de vagas ofertadas na modalidade de concorrência e no curso pela universidade para a qual se inscreveu.

Cursos mais fáceis Prouni 2024

Se você não conseguiu uma grande pontuação no Enem, pode ser uma boa ideia optar por se inscrever em cursos mais fáceis Prouni, que apesar de pouca concorrência, são boas opções considerando o mercado de trabalho.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Regras atualizadas para 2024.

Veja cinco destes cursos:

Marketing

Voltado a formar profissionais capazes de fazer a gestão do marketing de uma empresa e seus produtos/serviços, o curso de graduação em Marketing ironicamente é um dos mercados em maior expansão não só no Brasil, como em todo o mundo.

Com uma nota média de 543.40, o curso de Marketing tem sua nota de corte mais baixa no Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (UniFatecie), com 450.84, e a mais alta na Universidade Norte do Paraná (Unopar), com 686.66.

Estudantes universitárias em aula
Imagem: Freepik

Serviço Social

Um ótimo curso para quem se importa com o próximo, a graduação em Serviço Social forma profissionais para trabalhar na linha de frente do combate às desigualdades da sociedade, e tem uma boa demanda de emprego, principalmente no setor público.

O curso tem uma nota de corte média de 517.08, sendo mais acessível na Universidade La Salle, onde tem nota de corte de 450.54, e menos acessível na Universidade Norte do Paraná (Unopar), com nota de corte de 694.08.

Prouni e SISU 2024: Diferença entre os programas e como adquirir os 2.

Jornalismo

Formando profissionais para atuar na apuração, redação e divulgação de notícias, o curso de graduação em Jornalismo dá aos seus formandos um grande leque de possibilidades para trabalhar, com oportunidades na TV, rádio, mídia impressa e mídia online, e também dentro de empresas.

Apresentando uma nota de corte média de 568.35, os interessados podem ter mais facilidade de ingressar no curso na Universidade Paulista (UNIP), que tem nota de corte de 452.16, e ter um pouco mais de trabalhar na Universidade São Judas Tadeu, que tem nota de corte de 681.00.

Professora ministrando aula na universidade
Imagem: Freepik

Gestão de Recursos Humanos

Como o nome deixa óbvio, o curso de Gestão de Recursos Humanos forma os profissionais que comandarão as rotinas de trabalho em setores de Departamento Pessoal, uma área que dispõe de muitos empregos, já que toda empresa tem setor de RH.

Um tanto quanto subestimado, o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos tem uma nota de corte média de 456.30, com o Centro Educacional Capacitado tendo sua nota mais baixa, com 564.15 e a Universidade Paulista (UNIP) com a mais alta, com 645.32.

Prouni e FIES 2024: Veja como usar os 2 programas de uma vez!

Artes Visuais

O curso de graduação em Artes Visuais forma profissionais capacitados a desenvolver obras de arte e projetos de design, além de trabalharem na restauração e conservação preventiva de artes em geral, o que lhes dá um grande número de áreas de atuação.

Trazendo uma nota de corte média de 538.99, o curso conta com sua menor nota de corte na Universidade Paulista (UNIP), com 457.66 e sua maior nota de corte no Centro Universitário Claretiano, com 667.68.

Inscrição Prouni 2024

Já que agora você sabe quais cursos podem ser suas melhores apostas, para conseguir uma bolsa do Prouni 2024, não se esqueça de se inscrever no portal oficial do programa, dentro do prazo de inscrição.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota).
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!