Edital do ProUni 2024: Inscrições, Datas, Regras e Vagas

O edital do ProUni 2024 já já vai sair! E com ele, os estudantes terão a oportunidade de se inscrever e, quem sabe, garantir uma vaga em uma universidade privada. A seguir, confira os detalhes!

Edital do ProUni 2024
Imagem: Freepik

O que é o ProUni?

Antes de mais nada, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pelo Governo Federal, através da Lei nº 11.096/2005, com o objetivo de fornecer acesso ao ensino superior a estudantes de baixa renda.

Para isso, o ProUni custeia bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica, em instituições de educação superior privadas, conforme a renda familiar do candidato.

Elas podem ser de 100% do valor da mensalidade do curso (integral) ou 50% (parcial).


Edital Prouni 2024

Tratando-se de uma espécie de concurso, o Programa tem todas as informações sobre cada edição lançadas em um documento oficial no início do processo seletivo, e é bastante importante que o interessado em participar leia.


O edital do ProUni 2024, é onde o candidato encontra, por exemplo, o cronograma com as datas oficiais das inscrições e resultados. Veja abaixo as datas mais importantes deste calendário:

  • Consulta de bolsas por curso: 19 de janeiro;
  • Abertura das inscrições no Prouni: 29 de janeiro;
  • Encerramento das inscrições do Prouni: 1º de fevereiro;
  • Resultado da 1ª chamada: 06 de fevereiro;
  • 2ª chamada: 7 de fevereiro;
  • Lista de espera: 14 e 15 de março;
  • Resultado da lista de espera: 18 de março.
Edital do ProUni 2024
Imagem: Freepik

Quem pode participar do ProUni?

Como um programa estabelecido por lei, o Prouni determina que os candidatos se encaixe em um determinado perfil para concorrer a uma bolsa:

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos”.

Fonte: Portal Prouni

Outro requisito fundamental para se inscrever no Prouni, é que o candidato tenha participado das edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação.

Além desses dois requisitos mínimos, o candidato também precisa ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino.

É importante que os professores saibam que que só podem se candidatar para uma bolsa do Prouni aqueles que tiverem cursado licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica.

Os professores têm uma condição especial para participar da seleção do Prouni, já que não precisam se encaixar no limite de renda exigido aos demais candidatos.

Imagem: Freepik

Vagas do ProUni 2024

Como não são determinadas pelo programa, mas sim pelas instituições de ensino superior parceiras, as vagas do Prouni variam bastante de um ano para outro, de um curso para outro e de uma universidade para outra.

A colocação do candidato do Prouni depende de sua nota no Enem, e como as vagas são muito concorridas, quanto maior a nota no Exame, maior é a chance de se conseguir uma bolsa.

Também é importante que o candidato se informe sobre a nota de corte do curso que escolheu, na universidade que quer ingressar, já que para conquistar a bolsa é preciso no mínimo alcançar essa nota mínima.


Inscrição no ProUni 2024: passo a passo

Se inscrever no Prouni é bastante fácil e rápido, o candidato só precisa ter um computador, tablet ou smartphone e acesso a internet, veja o passo a passo para realizar sua inscrição no ProUni 2024.

Portal Prouni – Imagem Reprodução
  1. Primeiramente, acesse o Portal Prouni aqui;
  2. Em seguida, entre com sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Feito isso, preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Agora, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota);
  5. Por fim, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!