Matrículas do PROUNI 2024: Regras, Prazos e Lista de Documentos

Jovens de todo país estão agora em um momento importante e decisivo em suas vidas, com a divulgação dos resultados da primeira edição do ano do Prouni. E para ajudar aos aprovados, trouxemos aqui tudo que você precisa saber sobre as matrículas do PROUNI 2024.

Imagem: Freepik

Como funciona a seleção do Prouni?

Apesar de ser um processo seletivo, o Prouni não realiza provas com seus candidatos, ele apenas utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do inscrito, para fazer sua seleção considerando dois importantes números: a nota de corte e número de vagas.

Ou seja, para conseguir uma vaga pelo Prouni a nota do candidato no Enem tem que ser igual ou maior da nota de corte dos cursos que escolheu nas universidades que escolheu, e ele ainda precisa contar com uma nota boa o suficiente para ficar com uma das vagas oferecidas.

Programa

Bolsas do ProUni 2024

Quem tem direito? Bolsas de 50% e 100%
CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Prouni 2024

Os jovens que se inscreveram no Prouni 2024 precisam verificar se estão entre os convocados da 1ª chamada, e caso estejam, devem se dirigir pessoalmente à universidade onde conseguiram a vaga, até 16 março, para a comprovação de informações e matrícula.

Os inscritos que não foram convocados na 1ª chamada, ainda têm chances de ter seu nome na lista da 2ª chamada, que será divulgada em 21 de março.

Os candidatos que encontrarem seus nomes na 2ª chamada, terão de 21 a 30 de março para se apresentarem na universidade onde conseguiram vaga, para comprovação de informações e matrícula.

Imagem: Freepik

Lista de Espera Prouni 2024

Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas ou perder a vaga por falta de formação de turma na universidade e curso de seu interesse, ainda pode entrar na Lista de Espera do Prouni, se for de seu interesse.

A inserção na Lista de Espera não é automática, sendo preciso que o candidato registre seu interesse de 5 a 6 de abril, no portal do Prouni.

A seleção dos inscritos na lista de espera é feita da mesma maneira que na 1ª e 2ª chamadas, e o resultado será divulgado de 10 a 19 de março.

Também dentro deste período os candidatos que conseguirem vaga precisam realizar o processo de comprovação de informações e matrícula presencialmente na universidade.

Imagem: Freepik

Matrículas do Prouni 2024

Como mencionado acima, todos os candidatos aprovados no Prouni 2024, tenham sido convocados na 1ª ou 2ª chamada, ou até na lista de espera, precisam ir pessoalmente até a universidade onde vão estudar, levando documentação para comprovação das informações e matrícula.

Veja abaixo os documentos necessários:

  • Documento de identificação do estudante e seus familiares;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos conforme atividade (assalariados, atividade rural, aposentados e pensionistas, autônomos, profissionais liberais, sócios e dirigentes de empresas ou pessoas com rendimentos de aluguel ou arrendamentos de bens móveis e imóveis);
  • Comprovante de renda.

Veja a documentação necessária em detalhes clicando aqui.

Lista

Documentos Necessários PROUNI 2024

Lista e Prazos de Entrega
CONFERIR
Você permanecerá no site atual

Como ver o resultado do Prouni 2024

Antes de pensar em juntar a documentação para se matricular, os candidatos precisam descobrir se conseguiram vaga em algum dos cursos e universidades indicadas por ele em sua inscrição. Veja abaixo um passo a passo de como ver o resultado do Prouni 2024:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
  2. No alto da página à direita, clique em Entrar;
  3. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha;
    Imagem: Reprodução
  4. Verifique se foi classificado e se sim em que curso e universidade;
  5. Pronto, agora é só enviar a documentação necessária na sua universidade dentro do prazo estabelecido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!