Primeira Chamada ProUni 2024: Data de Divulgação e Consulta

Preparado para a primeira chamada ProUni 2024? Pois saiba que o governo já divulgou as primeiras datas oficiais, bem como outras informações importantes que você confere a seguir!

Jovem verifica o calendário na parede
Imagem: Freepik

O que é o ProUni?

Em primeiro lugar, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo governo com o objetivo de facilitar o acesso à educação de nível superior para jovens de baixa renda, fornecendo bolsas de estudo.

Disponibilizadas em cursos de graduação e formação específica em universidades particulares, as bolsas de estudo do ProUni podem ser integrais (100% do valor da mensalidade) ou parciais (50% do valor da mensalidade), dependendo da renda familiar do candidato.


Quem tem direito ao ProUni 2024?

Como é um programa estabelecido por lei federal, com público-alvo definido, o ProUni possui regras rigorosas a respeito de seus participantes, que precisam atender aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino.

A condição voltada a profissionais da educação é exclusiva para cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica, e libera estes profissionais da regra de limite de renda.

Estudantes universitários na sala de aula
Imagem: Freepik

COmo é feito o processo seletivo do ProUni?

Diferente de outros processos seletivos, o ProUni não realiza provas, pois utiliza a nota que seus candidatos obtiveram no ENEM para classificá-los.

Contudo, é necessário apenas que a nota seja igual ou maior que a nota de corte do curso e instituição escolhidos.

Os candidatos precisam ter em mente que o ProUni não limita o número de inscrições para suas seleções.

Porém, as vagas ofertadas são limitadas, por isso é preciso ter uma boa nota no ENEM, já que a classificação é feita das mais altas para as mais baixas.

Jovem verifica algo no notebook
Imagem: Freepik

Primeira chamada ProUni 2024

A princípio, a primeira chamada ProUni 2024 dos candidatos selecionados é feita em etapas, começando pela primeira chamada.

Este ano, ela será divulgada em 6 de fevereiro, que deve ser seguida pela comprovação das informações da inscrição e matrícula.

Se você não for convocado na primeira chamada ProUni 2024, pode conseguir uma vaga ainda na segunda chamada, que terá a lista de convocados divulgada em 07 de fevereiro.

Assim como na primeira, os convocados na segunda chamada terão que comprovar suas informações e realizar sua matrícula presencialmente na universidade onde obtiveram a vaga.

Agora, se você não for chamado nas duas primeiras vezes, pode tentar a Lista de Espera, respeitando o prazo de 14 a 15 de março.

A Lista de Espera de 2024 terá seus resultados divulgados no dia 18 de março, mesmo período em que os convocados devem realizar os procedimentos de comprovação de informações e matrícula.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Regras atualizadas para 2024


Como consultar o resultado da primeira chamada ProUni 2024?

Antes de mais nada, o MEC apenas divulga o resultado da seleção do ProUni dentro das datas previamente estabelecidas.

Ou seja, os candidatos ficam responsáveis pela verificação das listas de convocados e demais procedimentos que se seguem.

Atualmente, o procedimento é feito no portal do ProUni, sendo bastante simples e rápido.

A seguir, confira como acessar os resultados do ProUni, incluindo a primeira chamada ProUni 2024:

  1. Primeiramente, acesse o portal do ProUni, clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Em seguida, acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha;
  3. Pronto! Agora basta verificar se você foi chamado!

Viu só como é fácil? Agora, siga acompanhando o nosso portal para mais dicas e novidades sobre o ProUni 2024!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!