Prouni e SISU 2024: Diferença entre os programas e como adquirir os 2

Para muitos jovens brasileiros, a única forma de continuar os estudos e se graduar é com a ajuda de programas do governo como o Prouni e SISU, mas você sabe quando cada um deles é adequado? Veja aqui as diferenças entre os dois e como adquirir Prouni e SISU 2024.

Imagem: Freepik

O Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2008, pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11.096, com objetivo de facilitar o acesso à educação de nível superior a jovens de baixa renda, fornecendo bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica.

O SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado dois anos depois, em 2010, também pelo Governo Federal, para unir as vagas de instituições de educação superior públicas brasileiras em um único sistema eletrônico, centralizando os processos seletivos destas.

Diferenças entre Prouni e SISU 2024

Apesar dos dois programas governamentais serem buscados com o mesmo objetivo: acessar o ensino superior de forma gratuita, eles não são iguais, foram criados com intuitos diferentes, por isso há algumas diferenças entre os dois.

Para começar, os dois têm públicos-alvos diferentes, a única semelhança no que se refere a requisitos de seus candidatos é a exigência de participação em edição recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que não tenha sido como treineiro, e que não tenha zerado a redação.

No entanto, o Prouni é exclusivamente voltado a jovens de baixa renda, exigindo comprovação de renda mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer à bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial, enquanto o SISU não tem exigência de renda.

E a outra grande diferença, são as instituições de ensino superior para as quais os programas selecionam candidatos, sendo o SISU uma “porta de entrada” exclusiva para as públicas, e o Prouni concessor de bolsas de estudo para acesso às privadas.

Universitários estudam na biblioteca
Imagem: Freepik

Como funciona o Prouni e SISU 2024?

Quanto ao seu funcionamento, os programas têm a mesma metodologia, classificando e selecionando seus inscritos para as vagas usando como base a nota do Enem, que precisa ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos, nas universidades indicadas no momento da inscrição.

Prouni e FIES 2024

Veja como usar os 2 programas de uma vez!



No que se refere às ações afirmativas, ambos programas incluem o sistema de cotas em seus processos seletivos, a única diferença é que o Prouni tem seu próprio sistema, enquanto o SISU apenas reserva vagas para os grupos indicados por cada universidade.

Os processos seletivos do Prouni e do SISU também são organizados de forma quase idêntica, separados em etapas, começando pelas inscrições, passando pelos resultados e convocação de candidatos e terminando pela opção da Lista de Espera.

Como adquirir Prouni e SISU 2024?

Para adquirir uma vaga no Prouni e SISU 2024, os interessados só precisam se encaixar no perfil do programa de seu interesse, se inscrever no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contar com sua nota no Enem.

Lembrando que ambos processos seletivos utilizam notas de corte para selecionar quem vai ficar com as vagas, por isso as chances de conseguir uma vaga aumentam, se o candidato se inscrever apenas para cursos e universidades que tenham médias de notas de corte abaixo de sua nota no Enem.

Como se inscrever para Prouni e SISU 2024?

Para se inscrever para participar do Prouni e SISU 2024, os interessados precisam apenas acessar os portais de cada um dos programas no período de inscrição. Veja abaixo como fazer sua inscrição em ambos programas:

Prouni:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição, curso, turno e a bolsa Além da modalidade de concorrência e conclua a inscrição;
  5. Pronto, você está inscrito.

SISU:

  1. Acesse o Portal SISU clicando aqui;
    Portal SISU
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!