Quem pode fazer o Prouni 2024? Regras, Dicas e Inscrição

Pagar um curso superior não é fácil, assim como ingressar em uma universidade pública, por isso muitos jovens buscam por bolsas de estudo, como o Prouni. Veja aqui tudo sobre o programa e quem pode fazer o Prouni 2024.

Imagem: Freepik

O Prouni

Criado pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11.096, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oportuniza o acesso de jovens que não têm condições financeiras de pagar uma universidade particular por meio de bolsas de estudo nesse tipo de instituição de ensino.

O programa usa a nota do Enem para fornecer bolsas em cursos de graduação e formação específica, que podem ser integrais (100% do valor da mensalidade do curso) ou parciais (50%), de acordo com a renda familiar do candidato.

Quem tem direito a se inscrever no Prouni 2024?

O programa tem um público-alvo específico, para saber quem pode fazer o Prouni 2024, é preciso verificar os requisitos mínimos do programa, veja abaixo quais são eles:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).
Professora ministra aula para universitários em sala de aula
Imagem: Freepik

O que é necessário para participar do Prouni?

O Prouni não realiza provas, ele apenas utiliza a nota no Enem dos inscritos, para selecionar os candidatos que vão ganhar suas bolsas de estudo.

Apesar de ser o fator mais importante do cálculo que seleciona quem vai receber as bolsas do Prouni, a nota do Enem não é o único número utilizado, a seleção também é baseada no número de vagas ofertadas e na nota de corte de cada curso em cada universidade.

A nota de corte é a nota mínima que um candidato precisa alcançar para poder concorrer à vaga, ou seja, a nota do aluno no Enem precisa ser igual ou maior que a nota de corte dos cursos em que se inscreveu, nas universidades em que se inscreveu para que ele tenha chances no Prouni.

Novas Regras do ProUni 2024

Bolsistas Parciais e Estudantes Pagantes



Cada edição do Prouni têm um número variado de vagas que são determinadas pelas instituições de ensino superior parceiras do programa, e acordo disponibilidade, e é importante verificar o número de vagas nos cursos de seus interesse, pois quanto mais vagas maiores suas chances.

Sabendo esses números, é possível escolher os cursos que vai se inscrever de forma mais assertiva, analisando se sua nota do Enem é suficientemente mais alta que a nota de corte, considerando o número de vagas.

Grupo de jovens em uma mesa analisam algo no tablet na mão de uma deles
Imagem: Freepik

Dica de ouro

Agora que você sabe a importância de relacionar sua nota do Enem, com a nota de corte e o número de vagas disponibilizadas nas universidades e cursos de seu interesse, vamos dar uma dica de ouro que pode te ajudar nesta decisão.

Alguns sites oferecem uma ferramenta bastante útil para quem pretende fazer o Prouni, um simulador que registra em seu sistema as notas de corte dos cursos em diferentes instituições de ensino superior, para que o estudante consiga ter uma ideia das chances que tem com sua nota do Enem.

Veja também: Como conseguir 100% no Prouni em 2024



Utilizando essa ferramenta você pode descobrir as universidades onde poderia conseguir uma vaga nos cursos de seu interesse, além de saber quais das instituições têm a menor nota de corte, para melhorar suas chances.

Ressaltamos que como o próprio nome indica, a ferramenta apenas faz uma simulação, que pode não ser 100% correta, mas ainda assim é uma boa maneira de entender suas possibilidades, para se organizar e ser mais assertivo na escolha dos cursos.

Você pode calcular suas chances de conseguir uma bolsa em simuladores com os disponibilizados nos sites Educa Mais Brasil e Mais Bolsas, por exemplo.

Inscrições Prouni 2024

Agora que você sabe quais as regras e como calcular suas chances, veja abaixo um passo a passo de como se inscrever no Prouni 2024 de forma rápida e fácil, acessando o Portal oficial do programa usando a internet:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
    Quem pode fazer o Prouni 2024
    Imagem: Reprodução
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar);
  5. Escolha a modalidade de concorrência (livre concorrência ou com cota) e finalize a inscrição;
  6. Por fim, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!