Quem tem direito ao Prouni 100%? Regras atualizadas para 2024

Para muitos jovens fazer um curso de graduação não é tão simples devido seus altos custos, mas não é impossível graças ao Prouni, mas como o programa tem algumas regras quanto a quem pode ter suas bolsas, muitos se perguntam quem tem direito ao Prouni 100%? Veja aqui a resposta.

jovem indígena estudando
Imagem: Freepik

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado em 2004, pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 11.096, com objetivo de dar acesso ao ensino superior aos estudantes provindos de famílias de baixa renda.

Para isso, o Prouni fornece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e formação específica, que podem ser de 100% do valor da mensalidade do curso (integrais) ou de 50% do valor da mensalidade do curso (parciais).

Quem pode participar do Prouni?

Antes de saber se pode conseguir uma bolsa de estudos integral pelo Prouni, o interessado precisa verificar se atende aos requisitos mínimos para concorrer a uma, veja quais são eles:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).
Estudantes analisando em grupo algo no computador
Imagem: Freepik

Prouni

Como conseguir 100% no Prouni em 2024?

Descubra agora!
Conferir
Você permanecerá no site atual

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Apesar de uma bolsa de 50% do valor total do curso de graduação já ampliar as chances de muitos jovens conseguirem cursar a educação superior, para muitos outros não é o suficiente, por isso muitas pessoas se perguntam quem tem direito ao Prouni 100%?

Conseguir uma bolsa integral no Prouni depende apenas da situação financeira do candidato, já que o fator decisivo que define quem recebe bolsas de 50% ou de 100% é a renda familiar, veja o que o MEC diz a respeito disso:

“O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos”.

Fonte: Portal Prouni

Como a regra não determina quem ganha a bolsa de 100% do Prouni citando valores, ela acaba não precisando ser atualizada, pois o aumento do salário-mínimo é definido pela inflação, o que também aumenta o valor dos cursos de graduação.

Sendo assim, a regra sobre quem tem direito ao Prouni 100% permanece a mesma, o candidato aprovado no Prouni, que tiver renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo comprovável, ganha bolsa integral.

Estudantes universitários assistem a aula
Imagem: Freepik

Cronograma Prouni 2024

Agora que você já sabe se tem ou não direito a uma bolsa do Prouni de 100% do valor do curso, veja aqui o cronograma com as datas mais importantes da seleção do Prouni 2024, do primeiro semestre, e não perca os prazos:

  • Inscrições: De 27 de fevereiro a 01 de março;
  • 1ª chamada: 06 de março;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: De 06 a 15 de março;
  • 2ª chamada: 20 de março;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: De 20 a 29 de março;
  • Registro de interesse na Lista de Espera: De 4 a 5 de abril;
  • Resultado da Lista de Espera: De 09 a 18 de abril;
  • Comprovação de informações da Lista de Espera: De 09 a 18 de abril.

Prouni

Site PROUNI 2024

Como Acessar e Cadastrar? (prouni.mec.gov.br)
Conferir
Você permanecerá no site atual

Como se inscrever no Prouni 2024?

Para participar do Prouni 2024, os interessados precisam se inscrever, dentro do período estabelecido pelo MEC, no portal oficial do Prouni. Veja abaixo um passo a passo de como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota);
  5. Pronto, você está inscrito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!