Quero Bolsa 2024: Cursos, Prazo e Inscrição

Nem todo mundo consegue ir bem no Enem o suficiente para conseguir uma bolsa do Prouni para cursar uma graduação, mas, nesse caso, há opções. Veja aqui tudo que precisa saber sobre o Quero Bolsa 2024, e saiba como conseguir a sua bolsa de estudos.

Universitário posa sorridente fazendo sinal de certo com uma mão e segurando cadernos na outra
Imagem: Freepik

O que é o Quero Bolsa?

Se você nunca ouviu falar do Quero Bolsa, imagine uma forma mais fácil de obter uma bolsa de estudo, sem processo seletivo, nem comprovação de renda. É isso que a plataforma Quero Bolsa faz, graças a uma forte parceria com um grande número de instituições de ensino superior.

Para conseguir uma bolsa de nível superior você não precisa ter feito o Enem, precisa apenas fazer um cadastro no portal. É importante saber que há taxas pelo uso do serviço, já que a empresa é privada e não conta com nenhum apoio governamental.

No entanto, somente estudantes ingressando no Ensino Superior podem solicitar uma bolsa do Quero Bolsa, os descontos não são disponibilizados para estudantes que já estão na graduação.

oportunidades

Além do Prouni…

7 programas oferecem bolsas de estudo em faculdades!
Descobrir
Você permanecerá no site atual

Como funciona o Quero Bolsa?

Diferente do Prouni, o Quero Bolsa não tem bolsas integrais e parciais, mas sim com descontos do valor total da graduação. Dependendo do curso e universidade escolhida, esses descontos podem chegar até 75%.

Você não precisa passar por processo seletivo, análise de crédito, nem comprovar renda para conseguir uma bolsa. Depois que definir o curso e instituição precisa apenas fazer cadastro na plataforma, pagar uma taxa e aceitar as condições da bolsa.

Estudantes universitárias em aula
Imagem: Freepik

Quais são as vantagens do Quero Bolsa?

Não é à toa que o Quero Bolsa se tornou conhecido, já que a plataforma oferece uma série de vantagens. Começando por reunir informações sobre as universidades e os cursos, além de avaliações de alunos para você ter ideia do que é ou não uma boa opção para você.

Além disso, o portal tem uma excelente usabilidade, tornando muito simples a busca por bolsas de estudo, bem como compará-las. Dessa forma você tem disponível os melhores descontos para fazer sua graduação, que pode ser conquistada sem burocracia.

Quais são as desvantagens do Quero Bolsa?

Porém, como todo serviço, o Quero Bolsa também tem suas desvantagens, afinal é um negócio não um programa educacional social. Embora seja uma taxa única, a plataforma cobra o que chama de pré-matrícula aos candidatos às bolsas.

E a pré-matrícula não garante a bolsa, já que a mesma não é forma de acesso às instituições, por isso é preciso aprovação no processo seletivo da universidade para ingressar na graduação. E se você não tiver um bom desempenho, trancar ou cancelar o curso, ou ficar inadimplente, perde a bolsa.

Por fim, o Quero Bolsa não fornece bolsas de 100%, no máximo de 75%, e o valor das mensalidades não são fixos, vão aumentando anualmente, somente o percentual de desconto permanece o mesmo.

Professora da aula a turma de universitários
Imagem: Freepik

Quais cursos o Quero Bolsa oferece?

O Quero Bolsa é mais conhecido por suas bolsas de graduação e pós graduação, mas conta também com bolsas para cursos livres, escolas de educação básica e ensino técnico. A empresa fornece bolsas em cerca de 150 graduações, de mais de 60 instituições de Ensino Superior.

Veja todos os cursos clicando aqui.

Qual o prazo de inscrição no Quero Bolsa?

Como o Quero Bolsa é só um intermediário entre o estudante e a universidade, o prazo de inscrição para suas bolsas varia bastante. Isso porque as datas dependem do calendário acadêmico das instituições.

Considerando que a solicitação de bolsa deve ocorrer antes dos processos seletivos para ingresso das universidades pode se considerar que os prazos de inscrição para as bolsas são aproximadamente:

  • Para ingresso no primeiro semestre: De janeiro a março;
  • Para ingresso no segundo semestre: De julho a setembro.

Contudo, como os prazos podem variar, o ideal é verificar no portal o correto buscando por seu curso e instituição de Ensino Superior.

Como se inscrever no Quero Bolsa 2024?

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o Quero Bolsa, se você ficou interessado e gostaria de se inscrever para tentar obter uma bolsa de graduação, você só precisa acessar a plataforma. Veja abaixo um passo a passo simples de como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Quero Bolsa clicando aqui;
    Portal Quero Bolsa
    Imagem: Reprodução
  2. No alto da página, à direita, clique em “Entrar”.
  3. Crie uma conta com seu e-mail e uma senha ou entre com sua conta do Facebook, Google ou Apple;
  4. Busque pelo curso de seu interesse, indicando a cidade onde quer estudar;
  5. Escolha a bolsa que for mais interessante para você, clicando em “Quero essa bolsa”;
  6. Preencha os dados solicitados;
  7. Confirme que leu e concorda com as condições da Bolsa e clique em Continuar para pagamento;
  8. Efetue o pagamento da pré-matrícula com cartão de crédito, PIX ou boleto;
  9. Pronto, agora é só aguardar a aprovação de sua bolsa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!