Se eu perder a Bolsa do Prouni, tenho que pagar?

Se você quer tentar obter uma bolsa do Prouni, mas se preocupa quanto às regras para obter e mantê-la, já que não tem condições de custear uma graduação. Veja aqui se perder bolsa do Prouni tem que pagar e tudo mais que precisa saber para se tranquilizar.

Jovem com um caderno aberto em uma mão expressa dúvida levando um lápis até sua têmpora
Imagem: Freepik

Requisitos para obter bolsa do Prouni

Como é administrado pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem critérios de participação estabelecidos por lei. Além disso, o programa foi criado com o propósito de atender um público-alvo específico, por isso, tem regras rigorosas

Veja abaixo os requisitos que você precisa atender, para concorrer a uma bolsa do Prouni:

  • Ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, para concorrer a bolsa de integral (cobre o valor total do curso), ou de até 3 salários mínimos para concorrer a bolsa parcial (cobre 50% do valor total do curso);
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).

Qual a metodologia de seleção do Prouni?

Apesar de contar com um processo seletivo mais simples que os vestibulares, já que não tem provas, o Prouni tem uma metodologia de seleção que exige boas notas de seus candidatos. Isso porque não basta se inscrever com sua nota do Enem, precisa que ela seja alta o suficiente para obter uma vaga.

Em resumo, sua nota no Enem tem que ser igual ou superior à nota de corte do curso e universidade em que você tiver se inscrito. Além disso, você precisa que sua nota o classifique dentro do número de vagas disponibilizadas em seu curso e universidade de preferência.

Universitária posa no campus sorridente segurando cadernos nos braços com colegas ao fundo
Imagem: Freepik

Posso perder a bolsa do Prouni?

O Prouni é uma bolsa gerida pelo Governo Federal, dessa forma, as exigências não se limitam a quem pode obter o benefício. Você precisa saber que sim, há chances de você perder sua bolsa antes de se formar. Veja abaixo o que pode fazer isso acontecer:

Perder o prazo da matrícula

Você pode perder sua bolsa do Prouni antes mesmo de começar a estudar, já que se você não fizer sua matrícula dentro do prazo estabelecido, perde automaticamente sua bolsa de estudos.

oportunidades

Além do Prouni

7 programas oferecem bolsas de estudo em faculdades
Descobrir
Você permanecerá no site atual

Falsificar documentos

Como já mencionado, para concorrer a uma bolsa do Prouni o candidato tem que se encaixar em um determinado perfil, que deve ser comprovado por documentos. Dessa forma, se os documentos apresentados na matrícula forem falsificados, você perde a bolsa.

Jovem analisando envelope de documentos em suas mãos
Imagem: Freepik

Excesso de faltas

As bolsas do Prouni foram criadas para jovens que queiram verdadeiramente estudar, por isso dentre as exigência para mantê-las está frequentar as aulas. Dessa forma, se você faltar mais de 25% das aulas perde o benefício.

Reprovações

Da mesma forma, é preciso se dedicar verdadeiramente ao curso, pois o Governo Federal também está de olho nas reprovações. Você não perde a bolsa se for reprovado em uma disciplina, mas se sua reprovação acontecer em em 25% das disciplinas em que se matriculou no semestre, perde.

Graduações paralelas

Cada estudante pode obter uma única bolsa do Prouni, então, se o sistema detectar que você se matriculou em outra universidade privada, você perde automaticamente sua bolsa. Afinal o benefício é voltado para quem não consegue pagar uma graduação.

Mudança socioeconômica

Todo mundo quer evoluir na vida e isso é incentivado pelo Governo Federal, no entanto uma mudança socioeconômica pode fazer você perder sua bolsa. Ainda que isso pareça injusto, não é, pois, se você passa a ter renda para pagar o curso, não se encaixa mais no perfil do programa.

jovem com expressão apreensiva olhando para o notebook
Imagem: Freepik

Se perder bolsa do Prouni tem que pagar?

Dentro do possível evite os motivos listados acima, pois a resposta para a pergunta: “se perder bolsa do Prouni tem que pagar?” é sim. Uma vez que você efetivamente perca o benefício, se torna um aluno pagante.

Você pode até tentar obter financiamento estudantil ou outra forma de auxílio financeiro para ajudar a pagar as mensalidades de seu curso. No entanto, não há possibilidade de conseguir uma nova bolsa do Prouni para o mesmo curso, somente para uma graduação diferente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!