Segunda Chamada Prouni 2024: Data de Divulgação; Resultado

Conseguir uma bolsa do Prouni pode ser a única chance de alguns estudantes conseguirem cursar a educação superior, o bom é que se eles não foram convocados na 1ª chamada não precisam perder as esperanças, veja aqui tudo sobre a segunda chamada Prouni 2024.

Jovem sorridente no campus da universidade
Imagem: Freepik

O Prouni

Com objetivo de aumentar o acesso ao ensino superior aos estudantes de baixa renda, o Governo Federal criou o Programa Universidade Para Todos (Prouni), em 2004, por meio da Lei nº 11.096, para ofertar bolsas de estudo em cursos de graduação e formação específica.

As bolsas oferecidas em instituições de ensino superior particulares parceiras do programa, podem ser integrais (100% do valor da mensalidade do curso) ou parciais (50% do valor da mensalidade do curso), de acordo com a renda familiar do candidato.

Quem pode participar do Prouni?

Como foi criado para ajudar um público-alvo específico, para participar do Prouni, o interessado precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer a bolsa integral e de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial;
  • Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
  • Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino.

É importante destacar que a condição que incluiu os profissionais da educação pública é exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica, e que neste caso não há necessidade de comprovação de baixa renda.

Jovens estudando juntos
Imagem: Freepik

Como ser selecionado no Prouni?

O Prouni não realiza exames próprios, mas sim utiliza a nota dos candidatos no Enem como base para seu processo seletivo, e para ser selecionado o candidato só precisa que sua nota no Enem seja igual ou maior que a nota de corte do curso e instituição de seu interesse.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

Regras atualizadas para 2024



Tendo em vista que o número de vagas ofertadas no Prouni são limitadas, mas os inscritos não, por isso só alcançar a nota de corte não é suficiente, os candidatos serão classificados de acordo com suas notas das mais altas às mais baixas.

Os classificados em primeiros lugares ficam com as vagas disponibilizadas e são convocados na 1ª chamada, mas não fazer parte desta lista não quer dizer que tudo está perdido.

Jovem comemorando algo visto no notebook
Imagem: Freepik

Quando sai a 2 chamada Prouni?

Os candidatos que não forem convocados na 1ª chamada, divulgada em 6 de março, ainda tem chances de conseguir uma vaga, só precisam aguardar até 20 de março, quando a segunda chamada Prouni 2024 será divulgada.

Acesse também, a Lista de Espera ProUni 2024!



Se seu nome constar da lista da 2ª chamada, o candidato terá de 20 a 29 de março para se dirigir pessoalmente à instituição de ensino superior em que conseguiu vaga, para apresentar a documentação comprovando as informações fornecidas no ato da inscrição e se matricular.

Lembrando que não ser convocado também na 2ª chamada, ainda pode não ser o fim para muitos candidatos, já que eles podem registar interesse em entrar na Lista de Espera, no portal do Prouni de 4 a 5 de abril.

Os selecionados da Lista de Espera, conforme resultados divulgados entre 09 a 18 de abril, têm que realizar as comprovação de informações e matrícula até o dia 18 de abril, indo pessoalmente à universidade em que conseguiu a vaga.

Como consultar segunda chamada do Prouni?

Lembrando que o MEC apenas divulga o resultado da seleção do Prouni, sendo de total responsabilidade do candidato verificar se foi convocado em alguma das duas chamadas ou lista de espera.

Felizmente, verificar se seu nome consta da lista de convocados é bastante fácil e rápido, já que o procedimento é realizado virtualmente, no portal oficial do Prouni. Veja abaixo como acessar resultado da 1ª ou 2ª chamada:

  1. Acesse o portal do Prouni clicando aqui;
    Portal Prouni
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha;
  3. Pronto, agora é só verificar se você foi pré-selecionado em alguma das opções de cursos escolhidos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!