SISU 2024: Cursos, Prazo e Inscrição

Mais uma ano começando, com milhares de jovens se preparando para o SISU 2024. E claro, muitas dúvidas sobre o programa surgem ao longo do caminho. Por isso, trouxemos um artigo completo sobre para você ficar por dentro de tudo!

Estudante universitária feliz no campus
Imagem: Freepik

SISU 2024

Criado pelo Governo Federal, em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) tem o propósito de centralizar a seleção para universidades públicas.

Dessa forma as vagas das instituições de educação superior públicas brasileiras são reunidas em um único processo seletivo pelo sistema eletrônico .

Para tornar o processo de seleção dos estudantes ainda mais simples e ágil, o Ministério da Educação (MEC) decidiu não realizar provas.

No lugar de fazer novos exames, o SISU utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para classificar seus candidatos.


Quem pode participar do SISU?

Apesar de ter diversas semelhanças com o Programa Universidade para todos (ProUni), o SISU não possui os mesmos critérios de participação, não exigindo comprovação de baixa renda. Embora as demais exigências feitas não difiram tanto do outro processo seletivo.

Assim, para ingressar em uma universidade pública com o programa, você precisa ter participado da edição mais recente do ENEM, e não ter zerado a prova de redação.

Além disso, a participação no exame não pode ter ocorrido na condição de treineiro.

Estudantes universitários assistem a aula
Imagem: Freepik

Quais os cursos oferecidos pelo SISU 2024?

Anualmente, as universidades disponibilizam vagas em diferentes cursos de graduação através do SISU. A seguir, veja alguns dos cursos em que você pode ingressar pelo programa:

  • Administração;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Engenharia Civil;
  • Fisioterapia;
  • Medicina;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Pedagogia;
  • Psicologia .
oportunidades

Além do Prouni…

7 programas oferecem bolsas de estudo em faculdades!
Descobrir
Você permanecerá no site atual

Como funciona a classificação do SISU?

Para se classificar no SISU você conta principalmente com sua nota do Enem, mas não somente com essa pontuação. Isso porque para conseguir uma vaga, sua nota no ENEM tem que ser igual ou maior que a nota de corte do curso e universidade de seu interesse.

Além disso, você tem que ter uma nota boa o suficiente para se classificar dentro do número de vagas disponíveis na graduação e na instituição em que se inscreveu.

Vale lembrar que o SISU possui sistema de cotas, então você precisa se classificar dentro das vagas de sua modalidade de concorrência.

Caso você consiga se classificar, será convocado por meio da chamada regular, e só precisa aguardar o período das matrículas. Mas se não for convocado, ainda pode tentar uma vaga, registrando interesse em participar da lista de espera.

Professora ministrando aula na universidade
Imagem: Freepik

Quando começa o SISU 2024?

Em primeiro lugar, esta edição do SISU terá um processo seletivo diferente, onde os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas terão início no primeiro ou segundo semestre de 2024!

Ou seja, ao invés de abrir inscrições 2 vezes ao ano, estas ocorreram apenas no início do ano, com possíbilidade dos inscritos começarem as aulas no segundo semestre.

Por isso, confira quais são os principais prazos do programa para este ano:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024;
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Como fazer a inscrição SISU 2024?

Agora que você sabe tudo que precisa sobre o SISU 2024, não se esqueça de realizar a inscrição dentro do prazo determinado, indicado acima, no portal do programa. Veja abaixo como fazer sua inscrição:

  1. Acesse o Portal SISU, clicando aqui;
    Portal SISU
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
  5. Pronto, você está inscrito.

Por siga, siga acompanhando nossa página para saber mais a respeito do SISU e ProUni 2024!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcela Clementina
A Marcela é redatora especialista no universo educacional a mais de 8 anos e vem atuando como produtora de conteúdo online com foco na área de notícias relacionadas ao PROUNI. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal PROUNI 2024, artigos atualizados e confiáveis para que os nossos leitores fiquem sempre bem informados!